Os pés pelas mãos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Gestor Anão I

O mercado financeiro, por meio de suas cotações, demonstra a cada pesquisa de popularidade da presidente Dilma a preferência dos investidores. Isto é noticiado diariamente. A cada queda de intenção de voto e de popularidade, sobe a cotação das estatais e cai o dólar. Mas bastou o banco espanhol Santander e a gestora de recursos brasileira Empiricus escreverem isso que o PT e o comando de campanha da presidente Dilma se eriçaram, comandaram uma censura e fizeram um uso desproporcional de seu poder. No caso do Santander, este se acovardou e até prometeu demissão de quem escreveu o texto para os clientes com renda superior a dez mil reais. No caso da Empiricus, foi exigida a retirada do link pago do buscador Google.

Não é segredo que a cotação das ações da Petrobras subiu desde que a candidata à reeleição começou a perder popularidade e intenções de voto nas pesquisas. Qual é a suscetibilidade do PT? O ex-presidente Lula achou melhor fazer uma “Carta aos Brasileiros” e prometer uma série de coisas, cumpridas em sua maioria. Foi reeleito e não houve problema com as políticas implementadas por ele. O atual governo é ruim sim! A política econômica é ruim sim! A ingerência é grande demais sim! E as estatais são geridas de maneira política, sem contar com a aprovação dos acionistas minoritários, que são esquecidos e não conseguem se fazer ouvir.

Ainda na semana passada, graças à nossa declaração de “uso desmedido da força” atribuída a Israel no conflito atual na Faixa de Gaza, fomos chamados de “anão da diplomacia” e houve um debate nacional.

Este governo é um “gestor anão”!

A barbaridade é tanta que houve negociação no relatório final do TCU para não se incriminar a presidente Dilma no caso da refinaria Pasadena. Produziu-se uma peça fora da realidade. A diretoria executiva foi culpada e condenada a  ressarcir a Petrobras, isentando-se e o Conselho de Administração em relação aos prejuízos. No mínimo, poderia se dizer que o CA foi inoperante, indeciso, inepto, incapaz e omisso, pois entre a proposta inicial de compra da refinaria e o ponto final se passaram mais de 36 meses. E o que aconteceu durante todo esse tempo? Ele ficou mudo? A decisão do TCU é tão absurda que coloca o CA como um órgão que descumpriu o estatuto da empresa onde nenhuma compra pode ser decidida pela área executiva. Ora se aprovaram, estavam de acordo; se foram enganados, são ruins; se são ruins, não servem para comandar o país; se foram mal assessorados, não servem para escolher assessores e consequentemente comandar o país!

A censura à constatação feita ao Santander e à Empiricus é fora de propósito. Pergunto-me, caso a avaliação fosse oposta, se não haveria declarações exultantes e pergunto se fosse ao contrário da equipe econômica e em relação a atual política. Seria propaganda política dizer que os indicadores vão bem?

O ex presidente Lula em mais um arroubo de educação declarou em evento público na terça-feira (29.07) que o analista do Santander “não entendia porra nenhuma de Brasil”. Uma falta de educação, um desrespeito ao profissional e um destempero de quem está incomodado demais.

Atualmente, diversos economistas discutem se estamos ou não com o fenômeno da estagflação, que se constitui em inflação alta e crescimento econômico baixo. Pelo quarto ano consecutivo, ficaremos com a inflação perto do teto da banda de cima da meta enquanto o crescimento se situa perto de 1%, trazendo a média para 1,6% no período da presidente Dilma. Vão dizer que isso é propaganda contra a presidente e contra o PT. E os economistas empregados em instituições financeiras não podem então aconselhar seus clientes sem serem acusados de crime contra segurança nacional?

Em entrevista ao site UOL na segunda feira passada, a presidente declarou que era “inadmissível o terrorismo político do mercado financeiro com o pessimismo sobre a economia”. Ora, presidente, basta o país apresentar números melhores que todos ficarão otimistas.

Finalmente, também na última terça-feira (29.07) o FMI divulgou um relatório colocando a economia brasileira como vulnerável, assim com já havia feito há 6 meses atrás. O ministro Mantega ao rebater o relatório, também apelou para a falta de educação com seu chefe, ex presidente Lula fez com o analista do Santander, e disse que o trabalho deve ter sido feito por escalão menor da instituição. E entre seus argumentos de que o país vai bem, mencionou a alta do Ibovespa, e confesso, ri muito, pois a celeuma do banco espanhol foi porque a análise dizia que quanto mais caem as intenções de voto da presidente Dilma, mais sobem as cotações. Eles não se entendem.

Este governo é um gestor anão!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *